Postado em 30 de Outubro de 2017 às 13h15

5 Cuidados para lidar com clientes insatisfeitos

Venda Porta a Porta Depois de todo o esforço para escolher bons fornecedores, divulgar seus produtos e garantir o fechamento das compras, não dá para descuidar das eventuais demandas que os clientes ainda tenham no...

Depois de todo o esforço para escolher bons fornecedores, divulgar seus produtos e garantir o fechamento das compras, não dá para descuidar das eventuais demandas que os clientes ainda tenham no pós-venda.

Manter os clientes satisfeitos está cada vez mais difícil, principalmente depois do uso das redes sociais e sites de reclamação, que viralizam a insatisfação de seus clientes, causando uma repercussão negativa da sua empresa na internet. O importante não é esconder as reclamações, mas sim ter um canal aberto para receber os feedbacks e conseguir perceber eventuais falhas no processo.

Veja abaixo 5 passos que vão ajudar você a conquistar seus clientes:

1. Esteja atento às reclamações: Divulgue seus canais de contato e esteja sempre pronto para responder todo e qualquer comentário. Esse tipo de gerenciamento de risco é o melhor caminho para consertar erros que atrapalham suas vendas, melhorando ainda mais suas estratégias. Um cliente que tem uma resposta rápida do vendedor sente que o atendimento cuidadoso do pré-venda se mantém mesmo após compra. Ponha-se no lugar do cliente e mantenha um diálogo!

2. Entenda o problema do cliente: Compreenda bem qual é o motivo da crítica e entenda que seu negócio é passível de falhas. Aceite as sugestões e busque a origem do problema. Não crie ainda mais conflitos, tentando justificar algum procedimento que não foi bem aceito. Desculpas são necessárias, mas argumentos sem fundamento podem comprometer ainda mais a situação. 

3. Proponha soluções: Tente ao máximo resolver a questão da forma mais confortável possível para o cliente. Faça um atendimento personalizado, entendendo quais são seus gostos e preferências e proponha soluções claras e eficientes. Jamais ignore uma reclamação, por mais simples que ela possa parecer, pois qualquer dado — mesmo que negativo – sobre a sua atuação deve ser considerado relevante.

4. Cumpra com sua palavra: Jamais prometa algo que não possa ser cumprido, pois você pode decepcionar ainda mais quem já não vê sua loja com simpatia. Atue sempre com profissionalismo e comprometimento, transformando o desgosto do cliente em uma chance de fidelizar quem já apostou em sua marca no momento da compra.

5. Aprenda e melhore: As críticas são os melhores indicadores para que se possa consertar o que há de errado. Uma reclamação fundamentada pode ajudá-lo a ver pontos críticos que você nem sabia que existiam. A identificação de erros é um passo fundamental para a oferta de um serviço de qualidade e o desenvolvimento do seu negócio.

Fonte: Acelerato

Veja também

Dicas para você vender mais em 201928/01 Elevar as vendas é uma grande preocupação dos proprietários e gestores de negócios, principalmente para quem lida com o varejo. Apesar do cenário ruim e pouco esperançoso, existem alternativas que podem melhorar seu empreendimento e fazer com que conquiste melhores resultados. Foco na abordagem: A abordagem e o contato com o cliente é muito......
Os 5 Motivos para ser Revendedor por Catálogo!03/04/17 Quer ser um vendedor de sucesso? Independente e com uma ótima renda mensal? Então preste atenção as dicas que está neste artigo. Com elas, além de se tornar um profissional qualificado você terá ainda......
Aposte no Marketing direcionado para alavancar suas vendas!04/09/17 Uma das melhores técnicas de marketing para garantir faturamento é a venda direcionada, que deve seguir o perfil de cada consumidor e funcionar mais ou menos como uma campanha publicitária. Para que um anúncio seja bem feito, o......

Voltar para Notícias